Saturday 5 February 2011

Também eu danço "As Lágrimas de Saladino"

Acabadinha de chegar a casa
após ver "As lágrimas de Saladino" de Rui Horta
danço e danço...
não páro de me mexer
e de me ver dançar
e, sim, GOSTO muito do que vejo!!
observo a linha do meu corpo, dos meus cabelos, das minhas mãos, dos meus pés, dos meus olhos
e "ouço" a minha alma, sem medo

danço com uma mistura de desejo e de raiva
é o desejo de beleza e de sensualidade que procuro
mas é também a raiva que me move
é assim que danço

"As lágrimas de Saladino" despertou em mim uma raiva latente
a raiva que sinto pela crueldade das pessoas, umas para com as outras
a raiva pelo seu egoísmo atroz, que me fere mortalmente
a raiva pela falta de coragem de assumirem os seus compromissos com os outros
a raiva pelo vazio ético das pessoas

todos se acham boas pessoas
as suas intencões são magnânimes e eloquentes
mas na realidade apenas assisto a uma permissividade e cobardia
fruto da falta de um projecto para si mesmo (quanto mais partilhado com outros?)
é o vazio existencial no seu lado mais crú e cruel

raiva, raiva...
por isso, danço e danço...

e como gosto de me ver assim...BELA!




Tvv

PS. Apesar deste trabalho não me ter transcendido, nem me me ter "falado de amor" (aqui refiro-me a Pina Bausch), o Rui Horta continua em "estado de graça". Em momentos de crise preciso de referências fortes e ele é, sem dúvida, uma referência forte para mim. Quer artística, quer pessoal.


1 comment:

Maravilhas