Thursday 19 March 2009

À procura de "espaços vazios"

Confesso que a minha prioridade não tem sido a performance, no seu lado mais prático ou criativo. Simplesmente porque cheguei a Portugal em Outubro passado e dei por mim desempregada. Após um ano em que vivi às custas das minhas poupanças, tinha de arranjar trabalho! Isto de estudar e não trabalhar é um privilégio dos portugueses. Em Londres, ninguém se pode dar ao luxo de o fazer com propinas a chegar aos 12-15 mil euros! Felizmente, por ser de um país membro da UE, paguei apenas um terço deste valor. Portanto, isto de trabalhar em part-time é algo muito sério e digno. Aqui em Portugal pensamos que só os pobrezinhos é que o fazem. Seremos assim tão ricos?

Por ter trabalhado durante uns bons anos pude ser uma pessoa privilegiada e apenas estudei. Agarrei esta oportunidade e devorei livros e livros. Encontrei uma biblioteca que me extasiou: finalmente podia ler sobre quase tudo! Li livros, ensaios e revistas científicas sobre tudo e mais alguma coisa. É que os meus interesses são muito mais do que música. Pegando nas palavras de Abel Salazar e contextualizando-o para a música, acho que "um músico que só sabe de música, nem de música sabe". Palavras bem sábias! É preciso sair do nosso buraquinho e procurar empatias ou linhas de pensamento mais abrangentes. Ler sobre outras matérias abrem-nos a percepção para novos horizontes. E mais facilmente deixámos de ser meros imitadores dos Outros e passámos a ser autores de algo nosso. É por isso que é importante ler!

Voltando à minha confissão inicial, a minha prioridade tem sido trabalhar e é isso que tenho feito. Trabalho para os outros, não para mim. Vivo uma pausa de mim, digamos assim. Mas a minha sanidade mental e psicológica pede-me contextos onde possa reflectir sobre a minha prática e confrontá-la com outras pessoas. Daí procurar conferências, por exemplo. São tão importantes quanto um "concerto". A sua preparação é igualmente exigente e morosa. Neste momento preciso de criar um "evento" e respectivo texto a contextualizá-lo. Mas quando começarei a prepará-los? Preciso de espaços vazios na minha vida: espaços para ler, escrever ou simplesmente para explorar um território novo. Felizmente a tendência será para melhorar. As férias vêm já aí, ufa!

TVV

2 comments:

  1. Gostei do texto, ''...deixámos de ser meros imitadores dos Outros e passámos a ser autores de algo nosso. É por isso que é importante ler!'' Muita lucidez nessas palavras.

    Paulo Fontes

    ReplyDelete
  2. Gostei do texto, ''...deixámos de ser meros imitadores dos Outros e passámos a ser autores de algo nosso. É por isso que é importante ler!'' Muita lucidez nessas palavras.

    Paulo Fontes

    ReplyDelete

Maravilhas