Thursday, 17 February 2011
"Primavera Sombria" de UNICA ZURN
Saturday, 12 February 2011
"Talk Show" de Rui Horta - Impressões a Quente
Wednesday, 9 February 2011
Homens-Serpente, segundo Rosario Villalobos
"Há um certo tipo de homens que se distingue dos outos.
É aquilo a que chamo de homens-serpente. Avistam as supostas vítimas,começando muito lentamente a rastejar em direcção a elas... São suaves, delicados, educados, muitas vezes mostram-se verdadeiros gentlemen.
Bem-humorados e com um espírito jovial e solto, vão gastando bocadinhos de tempo, aqui e ali, rodeando a vítima muito suavemente!...
Tão suavemente, que se aquela não tiver vivido o suficiente, deixar-se-á envolver no seu visco, sem qualquer suspeita ou hesitação.
Um dia oferecem uma flor - simples, pois claro, eles conhecem bem o coração das mulheres...
No outro, uma canção - romântica, que não querem que elas se dispersem e voem...
Um coração aqui, um beijo acolá.
E os anéis vão apertando a presa, sem que ela dê por isso.
[Muitas vezes, conseguem até levá-las ao casamento]
Inebriadas, dizem aos quatro ventos como eles são bons, como eles as tratam bem, como são carinhosos e meigos.
Mas não sabem que por baixo do verniz, do polimento, da pele, está uma serpente.
Dizem que não se deve olhar uma serpente nos olhos. Será que a razão se esconde no facto de que, se a olhássemos, veríamos o seu desejo íntimo de destruição?...
E, no entanto, há sempre um dia fatídico em que esses homens se mostram tal qual são: agressivos, mal-educados, violentos, egoístas.
São incapazes de pensar no outro, de sofrer por ele, de perdoar ou fazer-se perdoar.
Duros. Cínicos.
Crêem-se fortes, mas na realidade são dignos de dó. A sua força reside na fraqueza dos outros. No seu medo. Na sua humilhação. Quando isso não existe, sentem-se acossados, deprimidos. Retiram-se, isolam-se. Sentem-se eles próprios vítimas das circunstâncias, da vida.
Estes homens-serpente são o tipo mais perigoso, de todos os tipos de homem que existem... porque não andam, deslizam.
Um conselho: Olhem sempre uma serpente nos olhos. Verão se lá dentro existe um homem.
R*
5 de Setembro 2010"
Obrigada Rosário, pela tua clarividência.
Há, efectivamente, pessoas assim...
Teresa VV
Saturday, 5 February 2011
Também eu danço "As Lágrimas de Saladino"
Friday, 28 January 2011
Call for papers: Experimentation in the Context of Musical Practice
Experimentation in the Context of Performance Practice
Orpheus Research Centre in Music [ORCiM] 27-28 April 2011, Ghent Belgium
Experimentation in the Context of Performance Practice
In Western music, 'experimentation' is usually associated with composition and improvisation, despite the fact that many diverse experimental practices happen in the field of performance. However, performers of all styles and periods of music have used modes of experimentation in their preparation for performance and in the act itself. Strangely, this important factor in the creativity of performance practice remains essentially private and undiscussed, being barely acknowledged beyond the rehearsal room.
This two-day international seminar aims at exploring the complex role of experimentation in the context of performance practices and the artistic possibilities that such practices yield for performers, composers and listeners. Three main perspectives will be adopted: a historical approach revealing experimental performance practices from the past, a practical approach that takes the ‘skilled body’ as its point of departure, and finally, an open-ended approach that challenges state-of-the-art practices in the field of music performance.
Within such a general context, particular interests or questions include:
• Which aspects of performance allow for experimentation?
• How does experimentation 'between' performances (from performance to performance) work?
• How does experimentation through collaboration (e.g. chamber music) work?
• Is the use and influence of non-musical elements an important factor in experimental performance practices?
• What are the relationships between experimentation and improvisation? • How does experimentation occur in the daily practicing process?
• What are the tensions between 'fidelity to the score' and individuation of performance?
The seminar will be relevant for musicians and graduate students working in areas of research linked to musical practice. Themes related to all aspects of the seminar topic are welcome. The principal requirement for submissions is that they illuminate some aspect of the broad area of 'artistic experimentation', contributing to greater insight into how art unfolds, and opening new possibilities for artistic practice and reception.
Organising Committee
ORCiM Research Fellows Paulo de Assis, Darla Crispin, and Hans Roels.
For all practical information, please contact the Orpheus Institute's Activities & Communication Manager: joyce.desmet@orpheusinstituut.be
http://www.orpheusinstituut.be/en/research-centre-orcim/orcim-calendar-2011
Tvv
Thursday, 20 January 2011
About my next move...
MAS É DE ALGO ASSIM, FORTE E ASSUSTADOR, QUE PRECISO NESTE MOMENTO
PARA DESPERTAR O LADO MAIS EXPRESSIVO DO MEU CORPO
PARA EXPERIMENTAR NOVOS MATERIAIS E TÉCNICAS QUE ALIMENTEM O MEU SER CRIATIVO
PARA CONHECER PESSOAS QUE FALEM A MINHA LINGUAGEM, QUE TENHAM OS MESMOS MEDOS E ÍMPETOS
PARA ESTAR PERTO DE UMA GRANDE REFERÊNCIA MINHA:
A LINDA E MARAVILHOSA MULHER E BAILARINA OLGA RORIZ!
RAIOS, PRECISO DE ACORDAR DESTA VIDA!!
APENAS ISTO NÃO ME CHEGA!!
VOU PRECISAR DE MUITA CORAGEM PARA FAZER ESTE WORKSHOP
DE UMA CORAGEM VISCERAL QUE EU SEI QUE TENHO
(apenas está es-con-di-da....)
Tvv
My next move: Workshop na Companhia de Olga Roriz
14,15,16,18 e 19, das 18h00 às 21h00
Para bailarinos, actores e cantores
Descrição
O Workshop encontra-se estruturado em duas partes:
1 | Trabalho físico
Consciencialização do corpo através de técnicas como Feldenkrais, antiginastica, exercícios fitoterápicos. Trabalho de dança no chão, dança contacto, a dois e em grupo. Improvisação.
2 | Trabalho de texto
Trabalho de respiração, de som, sozinho e em grupo. Improvisação. Leitura de um texto, trabalho sobre o fragmento e reconstituição do texto.
Mais informaçõesCompanhia Olga Roriz
Rua da Prata, 108 1100-413 Lisboa/Portugal
Tel.: 21 848 23 18 | T.M.: 91 819 23 10
companhiaolgaroriz@sapo.pt
Tvv