Friday 5 October 2007

Crónica inglesa 3: Um dia bom!


Ontem tive um dia bom.

Dia bom porque eu e as minhas mãos vão ser o tema de um documentário. Vão filmar as minhas mãos primeiro num contexto doméstico, fazendo gestos comuns aos de toda a gente, e depois num contexto musical, estudando ou tocando piano. Gostei da ideia e, além disso, tal poderá ser o início de projectos de outra dimensão: Senti muita empatia com a realizadora. Como ela está cá a especializar-se em documentários, vai passar a perseguir-me na vida.

Dia bom, porque já tenho ideias para a minha primeira 'performance/lecture'. Vou desenvolver as minhas ideas do costume: o gesto musical, a teatralidade e a sua função comunicativa com o público. É mesmo bom já ter interesses prévios. Eu não ando aqui à procura de um objectivo de trabalho. Eu já o tenho. Agora resta-me comunicá-lo e testá-lo junto dos Outros.

Na consequência disto, tive dia bom porque recebi uma mensagem de uma universidade do País de Gales (Aberystwyth University) ) a querer saber mais sobre o meu projecto de trabalho. Eles têm lá um Master em 'Audience and Reception Studies' que me pareceu muito na minha onda, por isso contactei-os. Foram receptivos às minhas ideas, por isso devo visitá-los em Dezembro próximo. Tenho de me preparar bem antes de ir, em especial na área das metodologias sociológicas que vou usar, algo que eles estão especialmente interessados em conhecer.


Dia bom porque fui experimentar um grupo vocal para 'vozes treinadas' e adaptei-me bem ao repertório (género 'musical'). Os colegas são essencialmente actores, ou seja, fazem tudo para chamar a atenção (que me perdoem todos os outros actores, os que não têm tiques de estrela). Claro que não foram muito simpáticos para mim, mas eu estou-me nas tintas. Fiz o que tinha a fazer: abri a boca, cantei e consegui chamar a atenção de quem realmente interessa, ou seja, da Professora. No final ela veio ter comigo pedindo para ficar no grupo e disse-me que tinha uma voz boa para fazer solos. Senti-me reconhecida e isso pôs-me mesmo bem.

Dia bom porque tive uma aula de 'acting' e correu bem (aqui posso ter aulas de tudo: acting, music, painting, singing, jazz, potering, etc. E todas de borla!). Foi um dia calmo, só com exercícios respiratórios e de voz, mas vi que posso aprender muito neste clima informal. A professora é fantástica. E talvez retome as minhas aulas de canto, se ela tiver um espacinho de tempo...



Boa semana para todos!

Teresa

1 comment:

  1. O café literário soa-me bem, não conheço pessoalmente mas já ouvi falar, ainda não penso em expor em galerias, como sou autodidacta no sentido puro do termo sei que essas portas me estão vedadas por enquanto. Se conseguires forma de eu lá expor agradeço, ou o contacto.
    O problema desse sítios fixes é que há uma lista de espera tremenda...
    O José Emídio, se for aquele que penso tem obras muito interessantes vi uma exposição dele na galeria de arte ao quadrado, na Feira.

    Gostei do post aonde deixo este comentário.

    ReplyDelete

Maravilhas