Monday 5 December 2011

"Music at Displaced Places"


Proposta para Seminário de Música na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo/Porto

Jan2012




"Music at displaced Places”: potencialidades e constrangimentos

Descrição Sumária

É com esta expressão que Della Pollock (University of North Carolina/EUA) descreve o meu trabalho performativo após apresentação do mesmo numa conferência na Academia Sibelius em 2010. Music at displaced places significa trabalhar fora do lugar, fora do contexto, fora do padrão normalizado, fora do imaginário de expectativas do público. Isto porque o meu trabalho com a música tem privilegiado cruzamentos com outras linguagens artísticas, fruto de um longo investimento nas mais diversas áreas como o teatro, a improvisação, o vídeo, a fotografia e a performance. Este ênfase no interdisciplinar, na colaboração, na partilha de responsabilidades, na experimentação tecnológica, no lado corpóreo e autobiográfico do performer, encontra-se em consonância com a mudança de paradigma que vivemos atualmente, quer ao nível do pensamento quer da ação. Igualmente está em sintonia com a minha própria concepção da função social da Arte. Mais do que um mero entretenimento, o ato criativo é para mim um poderoso (e maravilhoso!) instrumento de intervenção no mundo contemporâneo.

Metodologia e Objetivos

Esta palestra está organizada em quatro secções. Iniciar-se-á com uma abordagem do universo da performance, do ponto de vista teórico e artístico, tal como ela é descrita por autores seminais nesta área como RoseLee Goldberg, Marvin Carlson, Richard Schechner e Adrian Heathfield, bem como pela Live Art Development Agency (UK). Após imersão neste território movediço e avesso a definições, abordarei na segunda parte como a música pode ser encarada como performance, exemplificando-o com vídeos do meu trabalho e do de outros autores. De seguida, farei uma reflexão crítica a este posicionamento artístico referindo as potencialidades e os constrangimentos associados a uma opção criativa tão pessoal e “fora do lugar”. Seguir-se-á, por fim, um período de discussão.

Como principal objetivo, esta apresentação pretende despertar os ouvintes para novas soluções artísticas e profissionais ligadas à música, desenvolver uma nova sensibilidade estética e alargar o conceito do que é, ou poderá ser, a Música e a Arte em geral.

Tvv

No comments:

Post a Comment

Maravilhas