Friday 3 December 2010

Manifesto: Não deixem a luz morrer!

Os dias que vivemos não são fáceis, especiamente para quem vive das artes. Por isso aqui fica o meu pequeno acto solidário com a minha amiga designer de luz, Margarida Alves, porque os sonhos não podem nunca apagar-se!

«Bom dia,

Sou designer de luz e som. Finalizei a Licenciatura, nesta mesma área, este ano na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Trabalho em teatro, desempenhando diferentes funções, há mais de dez anos.

Frequentei meios profissionais e amadores e indiferentemente do meio empenho-me sempre com a mesma dedicação. Este é o meu projecto de vida ou pelo menos esforço-me para que assim seja. Já experimentei diferentes caminhos, ou por vezes não tive mesmo alternativa, atendendo às leis da mais básica sobrevivência, e tive que desviar-me deste percurso que venho construíndo arduamente.

Parece-me que o mergulho nesta vida é feito através do que nos deslumbra é isso que nos move ou nos deve mover, e o meu deslumbramento reside no vislumbre da subtileza dos mágicos reflexos. A luz é a minha poesia, muito mais poderosa do que qualquer jogo de palavras rebuscadas. A luz é a fonte da vida, é o mítico início da nossa existência. O que somos é afectado pela maneira como vemos, seja através da penumbra ou da claridade extrema.

O que pretendo é que o meu sonho não permaneça encerrado entre escuras paredes, e que alguém me dê a oportunidade, os meios, de debruçar-me sobre as infinitas nuances dos raios fugazes.

Sei, por experiência, que estas candidaturas raramente têm algum seguimento e muitas vezes são negligenciadas, logo à partida. Sei que no nosso país nos meandros das áreas artísticas, como em tantas outras, as oportunidades só surgem através do contacto directo, dos "conhecimentos". Sei que na maré negra que atravessamos, face a uma atitude generalizada de desconfiança, de contenção, de depressão colectiva, mais difícil se torna encontrar uma brecha onde possamos mostrar o que somos. (Acho que é urgente remarmos com as todas as nossas forças contra esta maré, desacreditando as mais negras previsões.)

Sem mais delongas, este é o meu manifesto. Manifesto a minha vontade/necessidade urgente em trabalhar. Manifesto a minha crença infinita nos sonhos. Manifesto o meu apreço pela vossa atenção.

Com os melhores cumprimentos

Margarida Alves

2 de Novembro 2010»

Beijinhos minha querida!

Tvv

No comments:

Post a Comment

Maravilhas