Friday 28 September 2007

Crónica inglesa 2: Newsletter from Uxbridge

Para quem ainda não sabe, estou a dar-me lindamente por terras de Sua Majestade. Parece que vivo nesta terra há anos. Comecei as aulas hoje, de mansinho, e foi bom ver que me desenrasquei bem com o inglês. Todos acham o meu 'sotaque' formidável e entendem-me perfeitamente. Já sou uma 'english native', ah, ah!!

Estou rodeada de asiáticos, indianos, africanos, islâmicos (já vi burkas e ouvi o Corão) e, claro, ingleses. Mas isto mais parece um campus americano, dada a diversidade étnica. Só não vejo genes latinos e nórdicos com fartura. Mas ontem descobri tugas por cá. Ainda não falei com eles, mas fiquei mesmo contente de saber que, embora sendo uma espécie rara por estas bandas, não sou a única.

Estar numa residência é fantástico! É ter qualidade de Vida. Vejam só: estou sempre dentro da Universidade (mesmo assim cheguei atrasada à aula...), conheço muita gente e posso comer sempre em casa. Ao contrário do que esperava, não foi nada complicado adaptar-me a viver com 10 pessoas (uma inglesa, uma nigeriana, uma búlgara e o resto de Taiwan). Nada como viver rodeada de chinesinhas para se respirar sossego e calma. Elas são tão arrumadinhas, cheias de sorrisos, meiginhas e fazem comida boa. Se fossem latinas, isto seria um pandemónio. Claro que ando a fazer muita publicidade ao Porto. Todos estão interessadíssimos em aparecer por aí, por isso tenho de fazer brevemente um inventário dos 'hot spots' da invicta.

Entretanto andei a investigar a biblioteca. É incrível!! É o Paraíso e o Inferno simultaneamente. Apetece-me ler tanta coisa e o tempo esgota-se. Estou fascinada com a diversidade, a quantidade e a qualidade dos livros, sempre actualizados. Levo para casa, todos os dias, pelo menos 2 livros (tenho 16 neste momento). Estou atolada em livros e artigos. É difícil não ficar num estado de ansiedade perante este cenário. E como gosto de escrevinhar nos próprios livros, tenho de escolher os melhores para comprar para mim. Vai ser o meu investimento do ano.

Entretanto, fiz um primeiro passeiozito pelas redondezas e fui a Londres. Não abri a boca de espanto mas foi interessante. Fui ao Tate Modern (teve o seu impacto), passeei pelo Tamisa abaixo (ou acima?), vi o Parlamento e a Abadia de Westminster, e acabei numas livrarias perto de Piccadilly. 'Londres-Saturday Night' foi uma conjugação um bocado agitada e cansativa para mim. Fiquei exausta. Agora apetece-me conhecer outros espaços, mais calmos. Talvez conhecer a costa e o 'countryside'.

Que mais? Sim, tenho acordado cedinho e comido tudo direitinho. (In)Felizmente as cortinas do meu quarto são incapazes de filtrar a luz da rua totalmente por isso durmo sempre com luz: à noite, a do candeeiro da rua; de manhã, a do sol. Quem diria que eu seria capaz de acordar tão cedinho? Depois, a presença constante de nuvens no céu é uma benção para os meus olhos. Não tenho tido nenhum problema de 'fobia' à luz. Adoro este tempo, permanentemente cinzento e ameaçador de chuva. É bom para estudar. Apetece estar no conforto do lar.

E estas são as minhas mais recentes novidades.

Teresa

PS. Sofia, o Tom Waits também é a minha banda sonora. É tão bom!

Tuesday 25 September 2007

Crónica inglesa 1: Make music, not war

Estive agora a tocar piano, após um jejum de quase 4 meses. Mas é tão bom fazer música!! Meu Deus, mas que sorte tenho!!

E descobri um alameda bonita, sem ninguém, onde posso experimentar a minha voz... foi tão bom cantar e ouvir-me novamente. Que saudades tenho de cantar! Amanhã vou inscrever-me nalgum grupo onde possa cantar.

A música faz-me feliz, raios! Porque demorei tanto tempo a assumi-la na minha vida? Eu preciso dela para me exprimir com toda a plenitude.

Quando faço música, sou feliz! Hoje apetece-me gritaaaaaaaar!!!

Teresa